Revivendo o passado: Instituto Histórico e Geográfico do RN recria por Macau trajeto histórico do governador Pedro Veloso

Macau foi a primeira cidade visitada pela equipe do Instituto Histórico e geográfico do RN, que está fazendo o percurso, feito pelo governador provincial PEDRO LEÃO VELOSO, nomeado pelo Imperador D. PEDRO II, para governar a então Província do Rio Grande do Norte.

A viagem ao interior deu-se em 1861, pelo então governador que veio de barco até Macau e seguiu pelo vale do Açu em lombos de burro. A equipe de pesquisadores do IHGRN iniciou também por Macau, na última quinta-feira, 27 de julho.

A igreja matriz foi um dos locais visitados, repleta de histórias e memórias que remontam ao passado. Emocionados, os pesquisadores também exploraram a praia de Camapum, em busca de identificar a localização da Ilha de Manoel Gonçalves, um enigma intrigante que os aproximava ainda mais das raízes culturais da região.

Em Macau houve uma recepção calorosa com a presença da Filarmônica Monsenhor Honório. Presentes ao encontro os  membros do Instituto Histórico e Geográfico do RN, (IHGRN), Gustavo Sobral e André Pignataro,  secretário adjunto de Cultura Max Kenedy, o presidente da academia macauense de letras Horácio Paiva, o professor  e escritor Tião Maia.

Facebook
Instagram