SECRETARIA DE SAÚDE DE MACAU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAR CONTAS DA APLICAÇÃO DE RECURSOS

Esta terça-feira (17), foi marcada pela Audiência Pública para apresentar a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos quatro quadrimestres no município de Macau.

A Secretária de Saúde, Ana Maria Ferreira presidiu a Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal, onde foram apresentados os Relatórios da Execução Orçamentária e Financeira, além dos indicadores, ações e serviços de saúde, realizados nos últimos anos.

Na prestação de contas, ficou claro que a gestão municipal tirou a saúde do caos, durante a atual administração. “O município obteve os melhores indicadores, a maior assistência e os maiores investimentos em saúde da história da cidade. A Saúde de Macau está em outro patamar e não se pode retroceder”, destacou a Secretária Ana Maria Ferreira.

Reestruturação da rede

Na Audiência Pública foram expostos os desafios e obstáculos encontrados pela gestão municipal para reestruturação da rede de saúde pública do município, que em janeiro de 2021 estava em condição de precariedade absoluta, em estado caótico, com dívidas imensuráveis e em meio uma pandemia global.

Durante a Audiência Pública foi demonstrado que a Gestão Municipal aplica quase o dobro dos recursos determinados pela Lei Complementar n° 141/12. Um montante de quase 14 milhões a mais com recursos próprios do município.

Com esse investimento em Saúde Pública, foi possível construir pela primeira vez na história, uma UBS com recursos próprios do município. Além disso, todas as Unidades de Saúde ganharam investimentos em tecnologia, mobiliário e equipamentos. Com todas as equipes de saúde completas e em pleno funcionamento. “Nesse período foram realizados quase 1,5 milhão de procedimento.

Frota própria ampliada

Além disso, dez veículos foram incorporados à frota da saúde, sendo três ambulâncias, seis veículos de passeio e a recuperação total da Unidade Móvel Terrestre.

Com a reestruturação das enfermarias, do refeitório, lavanderia, a implantação da Usina de Oxigênio e a reforma com aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico, foi possível realizar o maior programa de cirurgias eletivas que o município de Macau já teve, com quase 2 mil procedimentos cirúrgicos realizados.

Policlínica e Centro de Fisioterapia

O município também ganhou um Centro de Fisioterapia e Reabilitação e uma Policlínica, que se soma à equipe multidisciplinar implantada, bem como, a ampliação do Programa Mais Médicos, que passou de dois para sete profissionais atendendo nas Unidades Básicas de Saúde.

Informatização

O investimento em tecnologia foi bastante significativo, sendo informatizadas todas as Unidades de Saúde. Foram adquiridos: tablets, smartphones, smart TVs e tendo sido implantado o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Reajuste linear e pagamento em dia

Na atual gestão, o prefeito José Antônio de Menezes garantiu ao servidor municipal uma significativa conquista com reajuste linear de mais de 20%, sendo o maior salário mínimo pago no estado. Concurso Público realizado com servidores empossados, fardamentos e novos equipamentos também fazem parte dessa nova realidade. Além é claro do pagamento do salário rigorosamente em dia, que estavam atrasados em dezembro de 2020, chegando a quase R$ 10 milhões de dívidas com os funcionários municipais.

O município também ampliou a assistência em saúde e fornece transporte sanitário gratuito, chegando a quase 150 pessoas beneficiadas diariamente. Os idosos ganharam Programa Consultório da Pessoa Idosa; os trabalhadores ganharam o Programa Saúde do Trabalhador com as UBSs abertas no turno noturno. Além do Programa Saúde Casa a Casa, de Combate ao Tabagismo, do CAPS ad e do Programa Saúde na Escola.

Reformas de UBSs

Das 19 de unidades de saúde da rede pública do município, quando o Prefeito José Antônio de Menezes assumiu a gestão, 15 foram reformadas ou ganharam prédio próprio: UBS Ilha de Santana, UBS Cohab, UBS Diogo Lopes, UBS Navegantes, UBS Valadão, UBS Quixabas, PSF Itinerante, CAPS ad, Pronto Socorro Alfredo Teixeira, Hospital Antônio Ferraz, CAPS ad, Secretaria de Saúde, Unidade de Vigilância em Saúde. Além da implantação da Policlínica e Centro de Fisioterapia e Reabilitação.

Legado

O Prefeito José Antônio de Menezes vai deixar como legado, uma UBS no bairro Navegantes para ser construída e a construção da UPA, que será retomada através do Plano Nacional de Obras do Governo Federal. Além disso, o município vai ganhar o Programa de Telessaúde.

Olhar para o futuro

O Programa de Combate a Aedes Aegypti será reforçado com aquisição de motocicletas e uma pick para dar apoio às ações de enfrentamento ao mosquito. Novos equipamentos para o Hospital Antônio Ferraz serão adquiridos através de emenda parlamentar garantida na atual gestão, bem como, a UBS de Barreiras e o CEM que poderão ser reformadas também com recursos de emendas parlamentares.

Reges - Microsystem