A presença do prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto com os vereadores Joad Fonseca, Ely Nobre e Sargento Dantas no município de Tibau, na sexta-feira, 15, para o I Encontro de Prefeitos da Região Costa Branca foi considerada positiva e trouxe uma esperança para a juventude que teme o fechamento do Núcleo da UERN em Macau. Deputado estadual representante da região na Assembleia Legislativa, Souza Neto mostrou-se interessado na questão.
Fundado em 2002, o Núcleo de Macau foi o primeiro de dez criados pela instituição de ensino superior e hoje corre o risco de fechar, segundo informações do reitor da instituição Pedro Fernandes, que durante audiência com o prefeito Kerginaldo Pinto, informou que após a conclusão dos cursos pelas turmas atuais não há previsão da retomada de novos cursos para Macau. Há dois anos não é feito processo seletivo de vestibular para o ingresso de novos alunos.
A situação da UERN em Macau foi apresentada pelo prefeito Kerginaldo Pinto e os vereadores ao deputado estadual Souza Neto, durante a reunião em Tibau. O deputado se propôs a abraçar a causa e buscar soluções e força política para evitar o fechamento do núcleo.
“O deputado Souza foi sensível ao nosso pleito, ficamos de aprofundar o assunto em outra reunião, de forma que seja aberta essa discussão com os docentes, alunos e o conselho estadual de educação, chamando a responsabilidade da Assembleia Legislativa para atuar como parceira não só de Macau, mas de nove municípios que tem núcleos da UERN e estão nesse mesmo enfrentamento”, destacou o prefeito Kerginaldo Pinto, que concluiu o curso de Administração na instituição no seu município.