A um ano das eleições municipais de 2020, ganham corpo as articulações nos bastidores para definir as chapas que disputarão o Executivo em Guamaré. Essa campanha do próximo ano promete ser histórica, e marcada por uma pulverização de candidaturas, em parte provocada pela mudança nas regras eleitorais que proibirão coligações na eleição proporcional.
Alguns cidadãos da cidade sejam na sede como na zona rural do município, já estão se antecipando e anunciando suas pré-candidaturas ao legislativo nas redes sociais, e grupos de whats app, como Manú, Tiago de Berg da Farmácia, Dedezinho, Irmão Augusto, dentre outros. Embora todos saibam que os atuais vereadores certamente irão disputar a reeleição para o legislativo, ou mesmo a vice-prefeitura.
Oposição vem forte
Para o executivo municipal, o grupo da oposição lançará um candidato a prefeito que concorrerá com os nomes já anunciados, como por exemplo, do empresário Mário de Lucila, além do candidato do governo que provavelmente será o atual prefeito Adriano Diógenes. Há ainda quem afirme que o candidato à vice para formação da chapa oposicionista sairá da cartola… Em miúdos… Aos 45 minutos da convenção e poderá ser de lado oposto, um fato pouco improvável.
O prefeito Adriano se de fato decidir disputar sua reeleição para um mandato de 4 anos, ele terá mais tempo de colocar em prática seus projeto de governo, ou apoiará outro nome do próprio grupo para o pleito eleitoral? Aqui pra gente… A briga pela prefeitura, e indicação da vice na chapa já é discutida nos bastidores entre os próprios aliados, mesmo faltando um ano para as eleições.
Indicação do Vice-Prefeito
Nas eleições para o Executivo Municipal as atenções sempre estão naturalmente voltadas para o candidato titular da chapa. Afinal, é essa pessoa que assumirá o cargo de Prefeito, mas o que muitos esquecem na cidade é que ao lado de cada um dos candidatos que irão para disputa pela cadeira do Palácio Luiz Virgílio de Brito, encontramos uma figura ilustre: O candidato a vice-prefeito.
Sem muitas funções oficiais para além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas das vezes ignorada, mas poucos sabem a importância que ele tem para o desenvolvimento do governo. O que nos resta é saber quem de fato será o candidato escolhido para ocupar essa função tão nobre e disputadíssima.
Novo grupo politico
É fato público que nasceu na comunidade de Baixa do Meio um novo grupo, dentro do próprio grupo politico do governo. Grupo este que cresce a cada dia para tentar fazer um vereador na câmara, mas tudo leva a crer que o maior objetivo desta união seja agregar forças, formar lideranças, consolidar bases, para na hora da onça beber água ter o poder necessário de impor, e indicar o candidato à vice da chapa.
A importância da escolha
O vice é a pessoa mais próxima do poder, mas ele nem sempre precisa chegar ao lugar do titular para fazer alguma diferença, ele tem que fazer acontecer, colocando sempre o interesse coletivo acima do individual. Uma boa indicação na chapa pode e muito colaborar na gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o prefeito. Portanto, é muito importante saber escolher o candidato vice, uma escolha errada poderá a levar o prefeito a conviver com um inimigo intimo.
Um bom nome
A personagem da foto nunca perdeu a esperança de fazer mais por seu município onde nasceu e se criou. Ajudando como vice-prefeita o governo a governar para todos, realizando o grande desejo de seu pai em “memoria”. Mesmo tendo bases sólidas e aceitação popular, este sonho de chegar a vice prefeitura foi interrompido por duas vezes de compor numa chapa ao executivo municipal. Dura frustração!
Carta na manga
Não podemos jamais se esquecer e desprezar a força e a estratégia politica que tem o ex-prefeito Hélio Willamy. Um homem que sabe fazer politica porque faz por paixão, e quem pensar que chegará a algum lugar com a carta de “Ás” pode se decepcionar quando o jogo politico começar. Hélio poderá aparecer com o coringa e sair na frente com aquele que ele abraçar e colocar mão.
A fé faz deste homem que respira politica um político que nunca fugiu à luta e vence batalhas, até quando a vitória parece muitas das vezes ser algo impossível. Hélio tem o respeito do seu grupo e até dos setores mais lúcidos da oposição.