As escolas da rede estadual de ensino já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Com prazo de inscrições aberto até o dia 4 de junho, o intuito da competição é valorizar a escola e melhorar o ensino e estudo das ciências.
Para se inscrever, o gestor da unidade de ensino deve acessar o site oficial da competição, disponível em www.sbfisica.org.br/~obfep, e conferir regulamento, programa oficial das provas e realizar a inscrição da sua escola.
A OBFEP é destinada aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio e é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). A primeira fase será uma prova de múltipla escolha e acontece no próximo dia 13 de agosto, já a segunda será composta por questões abertas teóricas e experimentais, e ocorre dia 19 de outubro.
A professora de física da escola estadual Zila Mamede, Amanda Vivian, afirma que a olimpíada é importante porque permite o aluno realizar uma prova de nível nacional, com um conhecimento mais aprofundado de física. “Além disso, posso avaliar o desempenho deles, se a questão está ou não difícil e como eles traçam estratégias para resolver”, pontuou.