As secretarias municipais ligadas à área econômica da Prefeitura de Macau têm trabalhado intensivamente, estudando o atual cenário orçamentário do município, com a previsão de arrecadação, analisando também a dívida com prestadores de serviços e fornecedores para apresentar um planejamento estratégico, dentro de um cronograma que vai assegurar o cumprimento de pagamentos nos próximos meses.
O Plano de Enfrentamento à Crise Econômica será apresentado na sexta-feira, 23, aos Vereadores e, em seguida, à população, durante pronunciamento do chefe do executivo no rádio, no sábado, 24, a partir do meio dia. “Nossa gestão foi a primeira a conviver com novas ferramentas de transparência, como o próprio Portal da Transparência, aberto aos órgãos fiscalizadores e ao cidadão, mesmo assim, entendemos o momento de instabilidade e ansiedade por parte da população. Esse plano vem esclarecer algumas inverdades e firmar o nosso compromisso com o futuro”, revelou o prefeito Kerginaldo Pinto.
No detalhamento que será apresentado, as autoridades e o cidadão terão acesso às metas e objetivos do planejamento que vem sendo feito, levando em consideração as constantes quedas de receitas. A prefeitura apresentará inclusive o déficit mensal e o acumulado de perdas, comparando o mesmo período de 2014 com 2015, anunciando novas medidas de economia com despesas, entre custeio e pessoal.
“Não podemos deixar de garantir o pagamento do funcionalismo e o pleno funcionamento dos serviços básicos essenciais à população. Essas são as principais metas do Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Econômica que vamos apresentar e pedir a colaboração de todos que tem compromisso com Macau”, justificou o prefeito Kerginaldo Pinto.