“Idosos dão um show de energia e criatividade no Desfile Cívico alusivo aos 140 anos de Macau”.
Comemorado nesta quarta-feira, 9 de setembro, feriado municipal, o aniversário de 140 anos de emancipação política de Macau, foi marcado pelo tradicional desfile cívico, reuniu unidades de ensino da rede pública e privada, grupos de escoteiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e a Filarmônica Monsenhor Honório.
As apresentações começaram às 16 horas com a abertura do Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza, abrindo oficialmente o momento cívico. A terceira idade deu um show à parte de energia e criatividade, coordenado pela secretária de assistência social, Aline Galdino.
A força dos diretores e professores de todas as escolas, o desprendimento da equipe da secretaria de educação, com a colaboração de outras secretarias, e assessoras da Prefeitura contribuiu para o sucesso dos festejos.
A Fanfarra, as apresentações de várias modalidades de esportes e da cultura, como o maculelê, karatê, capoeira, dança rítmica, o balé e apresentação de ciclismo, marcaram o 9 de Setembro. Centenas de pessoas foram às ruas e aplaudiram as apresentações. Stands da Secretaria de Saúde, e das escolas, montados na Praça, também foram marcos importantes durante todo dia.
O secretário de Educação, Padre Lenilson Chagas, enfatizou a garra e a determinação das pessoas que contribuíram para o sucesso do acontecimento, enaltecendo o trabalho profícuo da sua equipe e agradecendo o apoio do prefeito municipal, na pessoa do prefeito Kerginaldo Pinto.
As apresentações da Guarda Municipal e da 1ª CIPM da Polícia Militar, fecharam o Desfile Cívico alusivo aos 140 de Emancipação Politica de Macau.
O prefeito do Município, Kerginaldo Pinto em seu discurso, ao lado de todos os secretários, dos vereadores, do comandante da Polícia Militar da 1ª CIPM, Major Kerginaldo Soares, agradeceu a presença das autoridades politicas e religiosas, aos seus vereadores, secretários e, em especial ao secretário da Educação, juntamente com a equipe pelo evento. O prefeito falou sobre a importância de se investir nos jovens… “Nossos jovens de Macau, nesse Governo, todo o apoio necessário. Não os deixaremos enveredar para o lado do mal. Enquanto prefeito, farei todo o possível para que as famílias possam ter seus filhos e jovens adolescentes, o apoio necessário para que possam seguir bons caminhos, fazendo deles os verdadeiros representantes de uma sociedade mais sadia e mais próspera”, finalizou o prefeito.