Com apoio da Prefeitura de Macau, numa articulação das secretarias do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social e de Agricultura, Pecuária e Pesca, a capital do sal foi a anfitriã da 1ª Conferência da Juventude do Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, que discutiu o tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”. O evento ocorreu na última semana, no Teatro Porto de Ama, reunindo um público alvo na faixa etária de 15 a 29 anos.
“A conferência foi uma oportunidade de pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com o foco no controle social das politicas públicas da juventude”, avaliou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Galdino. Assuntos como o primeiro emprego, educação de qualidade, liberdade de expressão e o direito à cidadania pautaram a conferência.
Estiveram presentes durante os debates, os secretários municipais de Agricultura e Pesca, Rodrigo Cruz e de Desenvolvimento Social, Aline Kelly, que representaram o prefeito Kerginaldo Pinto, além da Secretária Estadual da Juventude, Divaneide Basílio. Representantes dos sindicatos rurais, conselho municipal de politicas públicas, associações, grupos de jovens, Fetarn, Centro Nordestino de Medicina Popular- PE e do NASF Núcleo de Apoio a Saúde na Família também participaram do evento.
Ao final do evento, onde participaram jovens de vários municípios, entre eles: Macau, Guamaré, Angicos, Lajes, Fernando Pedrosa, Pedra Preta, Afonso Bezerra e Pedro Avelino, foram apresentados os candidatos e candidatas para a escolha dos delegados para a Conferência Estadual que será realizada em Natal. A conferência nacional acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.