Cartão postal da capital do sal, o monumento que eleva a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Macau, localizado na entrada da cidade foi revitalizado pela prefeitura e recebeu também uma iluminação projetada pelo conceituado iluminador macauense, Castelo Casado. A nova iluminação corrige uma falha que era visível no antigo projeto, valorizando a imagem da padroeira, trazendo para o centro das atenções, seja durante o dia ou à noite, graças também a uma película espelhada que foi aplicada na base de sustentação da Santa. As pétalas metálicas receberam a cor branca, que lembra as alvas pirâmides de sal.
Segundo o iluminador e empresário Castelo Casado, foram instalados na área do pórtico, quatro refletores PAR 64 de 1000w direcionados para a imagem da padroeira e doze refletores PAR LED RGB, com controle individual de cores, mais programas pré-ajustáveis. “A ideia é que o pórtico possa receber outras cores, aproveitando os mesmos refletores, em épocas diferentes do ano, trabalhando datas importantes e símbolos de campanhas, como o Outubro Rosa, Novembro Azul, Semana da Pátria e aniversário da cidade”, explicou Castelo.
A iluminação foi acesa no início da noite desta quarta-feira, 3, na presença do prefeito Kerginaldo Pinto. O vice-prefeito Einstein Barbosa, vereadores, secretários e assessores da prefeitura, religiosos e o padre Lenilson Chagas prestigiaram o momento solene, que foi incluído na peregrinação da imagem da padroeira, que deixou em procissão a base da Guarda Municipal, seguindo até a igreja matriz, onde foi celebrada mais uma novena, dentro dos festejos que terminam na segunda-feira, 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal.
“Hoje é possível entrar e sair de Macau e visualizar a imagem, principalmente à noite, quando a ausência de luz no local não permitia que o macauense e o visitante enxergasse nitidamente a imagem, o maior símbolo da fé dos católicos macauenses”, disse o prefeito, lembrando que a imagem também foi restaurada antes de receber a nova iluminação. O padre Lenilson Chagas, pároco da cidade também destacou a beleza da nova iluminação, que segundo disse, reaviva a fé do macauense em Nossa Senhora da Conceição, venerada não somente na sua festa maior em dezembro, mas em qualquer época do ano.