Durante reunião na última terça-feira, 1º, na Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte, em Natal, o prefeito eleito de Macau, Túlio Lemos mostrou interesse em retomar o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), justamente para regularizar a situação de ocupações irregulares em áreas de praias e rios, como ocorreu ao longo das últimas décadas, devido a omissão do poder público municipal.
As ações do projeto buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade, fortalecendo a capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla. Túlio recebeu uma cópia do projeto das mãos do superintendente do órgão, Tarcísio Emanuel dos Santos.
Na visita ao órgão federal, Túlio Lemos se informar acerca da situação de quase 100 famílias que ocupam terras da União e que já foram autuadas nas comunidades de Barreiras, Diogo Lopes e Ilha de Santana. “Mostramos que a prefeitura não estará omissa a situação que enfrenta essas famílias e além da boa receptividade, despertamos o interesse para uma parceria no sentido de encontrarmos juntos uma solução”, concluiu Túlio.
Fonte: Celso Amâncio.