Opinião: Ainda quando o editor deste blog era criança, sempre tive um grande fascínio pelos provérbios populares.
Talvez, herança da minha mãe, que perdi aos 8 anos de idade.
Ela gostava muito de citar provérbios nas suas conversas que tinha comigo, sempre me ensinando a vida como eu deveria me comportar se eu quisesse viver mais.
Falar uma frase sem citar um provérbio, nos meus diálogos, nas postagens do blog que sempre teve identidade, é para mim um grande desafio. O tempo foi passando, e essa pretensão também.
Vejo que não há nenhuma necessidade de crescimento na vida de um politico viver atacando seus aliados, amigos e companheiros pra se dá bem.
Acreditem… Alguns em Guamaré decidiram trilhar este caminho, fato que me leva a forte necessidade de lembrar os provérbios que minha mãe me ensinou lá atrás… Quando pensarmos em acusar alguém é bom lembrar-se dos velhos e sábios provérbios “Quem tem telhado de vidro, não atira pedra no do vizinho”.
Quantas pessoas que ao apontarem os defeitos dos outros, são surpreendidas com a revelação dos seus também! Então, quem tem algo a esconder, é melhor pensar duas vezes antes de criticar alguém, para não ficar exposto.
Acredito que um dos grandes problemas do ser humano, é justificar o seu erro através do erro alheio. Se justificar usando o erro alheio não nos leva a nada, só piora as coisas para quem acusa.
“O homem modesto tem tudo a ganhar e o orgulhoso tudo a perder: é que a modéstia tem sempre a ver com a generosidade e o orgulho com a inveja.”