A Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando com grupos específicos de gestantes, dentro das unidades básicas de saúde, com formação de grupos, dentre esses o grupo “Ser Gestante”. O programa é desenvolvido pelas equipes Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF.
Com o grupo “Ser Gestante” é feito um trabalho assistencial, estimulando a relação “feto e mãe”, a partir da alimentação saudável, durante e pós-gestação. A importância do aleitamento materno exclusivo, cuidados com a postura, assoalho pélvico e o parto humanizado também são temas discutidos nos encontros.
“Com isso, conseguimos resgatar essas mulheres para o pré-natal, melhorando assim nosso indicador do quesito pré-natal. Atualmente já podemos contar também com a presença dos pais durante as consultas de pré-natal, que com o apoio do NASF trabalha a questão do vinculo “pai e filho”, mostrando a importância desse vínculo, desde a gestação até o parto e pós-parto com tema: seja pai, seja parceiro”, declarou a Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco.
Para Elisabete, a realização do Pré-natal representa um papel importante em termos de prevenção e detecção precoce de patologias, tanto materna como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. “Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação”, finalizou a secretária.