Guamaré oferece atendimento odontológico em domicílio para pacientes acamados

O atendimento odontológico domiciliar é um dos diferenciais na prestação de serviço ao cidadão pela Prefeitura de Guamaré na saúde pública. Com as dentistas Jéssica Freire e Juliana Moreno, um programa vem atendendo essa parcela da população que não pode se deslocar até as unidades de saúde.

A primeira ação foi realizada no Distrito de Baixa do Meio. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas visitas à pacientes acamados/domiciliados. Triagem e avaliações (entendendo os motivos que impossibilitam o comparecimento a Unidade Básica de Saúde) foi o ponto de partida do programa.

Pacientes sequelados, decorrente de acidente vascular cerebral, paraplégicos, decorrente de acidente doméstico ou automotivo e ainda portadores de doenças crônicas descompensadas, a exemplo da Diabetes e Hipertensão foi o público alvo da ação.

Com o auxílio de abridores de boca e boneca odontológica foi constatado que na sua maioria os pacientes necessitavam de um tratamento odontológico como profilaxia, raspagem e exodontia. Os pacientes e seus cuidadores foram orientados a respeito da higiene oral adequada e quanto aos cuidados em relação no manuseio das próteses dentárias.

Tratamento especializado

Segundo a dentista Juliana Moreno, os pacientes que necessitam de tratamento especializado, vão receber a visita da média complexidade odontológica, através de profissionais especialistas nesses casos de necessidades especiais.

Esse serviço especializado, inclusive, já está disponível no município, através do Centro de Especialidades Odontológicas-CEO, o que possibilita que os procedimentos aconteçam com segurança. A segunda etapa da ação foi realizada na última sexta-feira, 1º/9, pelas Estratégias de Saúde da Família lll e lV.

Facebook
Instagram