Tulio Lemos e José Antônio dão um passo decisivo para o futuro da maternidade José Varela.

“A cessão da Maternidade José Varela se reveste de um forte e inegável simbolismo na história contemporânea da Terra do Sal”. Foi com essas palavras que a jornalista Regina Barros externou o seu contentamento na tarde desta terça-feira, 26, quando a direção da APAMI em Macau e a Prefeitura celebraram um termo de cessão que vai possibilitar a reabertura da única maternidade da cidade, desativada em junho de 2015.

Inaugurada em 25 de dezembro de 1947, no Bairro do Valadão, a maternidade desde então, prestou inestimáveis serviços no atendimento às mães da região Salineira. “Durante esses anos, a casa de partos passou por inúmeras crises e, para desgosto dos macauenses, acabou sendo fechada há exatamente dois anos”, lembrou Regina Barros.

Para a professora aposentada e ex vice-prefeita da cidade, Vilma Pinheiro, esse sonho felizmente se concretiza, a partir do entendimento entre a direção da APAMI e o prefeito Túlio Lemos em um gesto de grandeza e amor a Macau. “A maternidade foi construída com o suor do povo macauense e nada mais justo que essa casa de partos volte a atender as nossas mulheres”, destacou a presidente da APAMI, Terezinha Menezes, que na ocasião assinou o termo de cessão, representando a entidade.

Na sua fala, o prefeito Tulio Lemos se dirigiu de forma especial ao médico José Antônio Menezes com quem disputou diretamente a prefeitura na última campanha política. “O médico Zé Antônio é um salvador de vidas e Macau lhe agradece pelo grande gesto que supera nesse momento toda e qualquer divergência política e ideológica que possa nos separar. Estamos unidos aqui por uma causa de todos”, registrou.

Após a assinatura do termo de cessão, acompanhado da direção da APAMI, do vice-prefeito Rodrigo Aladim, secretários e assessores do município, funcionários públicos, vereadores da bancada governista e da oposição, representantes do Lions Clube, Maçonaria e da comunidade em geral, o prefeito Tulio Lemos visitou as instalações da Maternidade José Varela.

O próximo passo agora é a transição entre a APAMI e a prefeitura e ainda pequenas intervenções na estrutura física do prédio. Presente a solenidade, a Secretária de Saúde Lucianny Guerra adiantou que será feita a revisão e manutenção dos equipamentos do centro cirúrgico, antes da maternidade abrir as portas para receber de volta as mulheres macauenses. Fonte: ASCOM/PMM

Autoridades e a comunidade prestigiaram solenidade na Maternidade José Varela

Facebook
Instagram