Prefeito determina resolução de falhas para atualização do Portal da Transparência.

Einstein2-500x281

O Prefeito em exercício, Einstein Barbosa, se reuniu na última quarta-feira, 20, com servidores da contabilidade do município e representantes da empresa Top Down Consultoria, com o objetivo de discutir e buscar soluções para os problemas apresentados pelo Portal da Transparência da Prefeitura de Macau.

De acordo com o que foi levantado, o Portal da Transparência está no ar, no entanto foi detectado que de fato o sistema ficou desatualizado nos meses de novembro e dezembro de 2015 em decorrência da mudança do serviço de contabilidade do município, sendo que a contabilidade anterior não fez o fechamento do exercício financeiro do ano de 2015, causando o transtorno. “Identificamos que existem informações defasadas relativas aos meses de novembro e dezembro. Quando nós assumimos, a empresa não fez mais a atualização”, declarou o prefeito.   “Inclusive eles também tinham a obrigação contratual de fechar a contabilidade de 2015 e não fizeram este serviço, como não podemos mais esperar, estamos solicitando à nova empresa que, além do trabalho dela iniciado agora em janeiro, feche os meses em aberto e faça a conciliação bancária para que seja atualizado o sistema e publicado no portal”, ressaltou Einstein Barbosa.

Ele também destacou que a não liberação por parte do Banco do Brasil da “Chave J”, um código alfanumérico que possibilita a realização de transações bancárias, é outro problema que dificulta as operações financeiras da administração municipal. De acordo com Einstein o banco criou uma série de empecilhos e todos os pagamentos estão sendo feitos através de ofício, além disso, a prefeitura precisa solicitar extratos diários para conseguir fazer a conferência, depois a conciliação bancária e só após gerar dados no sistema.  “Então foi isso, a antiga contabilidade não fez o serviço que lhe era devido, por completo, e a nova empresa contratada está fazendo tudo isso com o atraso de ter que conferir extratos e empenhos. Determinamos que o trabalho seja rápido e a situação resolvida o mais breve possível”, finalizou o prefeito.

Fonte: Assecom.

Facebook
Instagram