” Não tenho motivos para fugir da APAC, se esses muros caírem, eu ajudo a levantar!” F. Alexandro.

“Frase de apenado marca o aniversário de 5 anos  da APAC em noite de gratidão e emoção”.IMG_1020A solenidade de aniversário dos 5 anos da Associação de Proteção e Assistência aos condenados (APAC), foi realizada na noite desta terça-feira (29), na própria sede em Macau. Uma noite marcada por gratidão e muita emoção.

A frase de um apenado relembrada por uma das servidoras da associação faz a sociedade acreditar que é possível o infrator se recuperar e voltar convívio social através da associação.“Não tenho motivos para fugir da APAC, se esses muros caírem, eu ajudo a levantar”. F. Alexandro.IMG_1015IMG_1006A advogada Dr. Juliana Perez, presidente da APAC, não escondia a emoção de enfrentar o desafio à frente da instituição. Na sua fala, visivelmente emocionada, a diretora agradeceu de público aos parceiros, como a prefeitura de Macau, em especial a prefeitura de Guamaré, a maior parceira da associação, e os demais colaboradores. Ela fez questão de citar nome a nome todos que fazem a APAC em Macau funcionar.IMG_0803_DSC4687Várias lideranças politicas e autoridades prestigiaram o evento, que contou também com o coordenador do Programa Novos Rumos na Execução Penal, o juiz Gustavo Marinho, com Advogado Edinor Albuquerque, da secretária de assistência social, Marisa Rodrigues, que representou o prefeito de Guamaré Hélio Willamy, a promotora de Justiça, Drª. Fladja Raiane Soares de Souza, o Capitão da  Polícia Militar, Sidcley, representando a 1ª CIPM, além da presidente da APAC, Drª Juliana Perez, servidores da associação, apenados no regime semiaberto e fechado, seus familiares, amigos e colaboradores da associação.IMG_0788IMG_0798IMG_1004Na fala do Juiz Gustavo Marinho, ele disse que APAC só existe graças aos voluntários, que praticam a solidariedade com audácia, pela coragem de ficar ao lado dos que erraram na tentativa de lhes reabrir a oportunidade de pagar o erro cometido, buscando a própria recuperação.IMG_0906_DSC4809A Promotora de Justiça, Drª.  Fladja Raiane Soares de Souza expressou na sua fala, a satisfação por ver os resultados da aplicação do método APAC, destacou a importância do trabalho dos voluntários que se entregaram a um trabalho a favor dos reeducando, orientando-os a uma nova vida.IMG_0846_DSC4698IMG_1051A Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, falou em nome do prefeito Hélio. Marisa parabenizou o trabalho da APAC e assegurou que a Prefeitura Municipal de Guamaré, vai continuar a parceria com a entidade em 2016, pois já foi colocado no orçamento, valorizando ainda mais essa participação ajudando ao condenado a se recuperar, com o propósito de reduzir a reincidência criminal, tornando real aquilo que parecia ser impossível de ser alcançado.IMG_0879IMG_0824O advogado e vereador Edinor Albuquerque, disse que a Câmara Municipal de Guamaré, está economizando seus gastos para investir na construção de uma APAC no município, podendo assim os presos condenados da cidade e região poder ficar mais perto de seus familiares na sua recuperação.

Disse ainda que o objetivo da construção do prédio da APAC em Guamaré, é de gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social. Concluiu.IMG_0849Na fala do Capitão Sidcley, ele disse que acredita na mudança do ser humano com o trabalho que vem sendo realizado diariamente na APAC, aqui é feito um trabalho de ressocialização, “Todo homem é maior do que seu erro”. Concluiu._DSC4720_DSC4795Atuando, desde 2010, na cidade de Macau, a APAC, tem produzido resultados formidáveis na recuperação de sentenciados na comarca. Em cinco anos de trabalho, dedicados à recuperação de presos, diversos foram os desafios, alegrias e tristezas, avanços e percalços.

Hoje a APAC tem 12 apenados, mas a associação tem capacidade para 20 em duas celas, cada uma com dez acomodações.IMG_1021IMG_1017IMG_1019A APAC é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para a recuperação dos presidiários, proteção da sociedade, o socorro às vítimas e a promoção da Justiça e é hoje referência no sistema penitenciário brasileiro.

Macau foi a primeira cidade do Estado a receber a APAC, a associação foi criada graças ao esforço conjunto do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Macau e de Guamaré, que fazem a associação funcionar.IMG_0930IMG_0919Alguns amigos e parceiros da APAC receberam Certificados do Curso de Formação de Voluntários de Método APAC. Logo após, as autoridades foram conhecer as dependências da associação.IMG_1023IMG_0966IMG_0959IMG_0957IMG_0968IMG_0980IMG_0984IMG_0986IMG_0991IMG_0993IMG_0997IMG_1001

Facebook
Instagram