CAERN tem dificuldades para abastecer cidades.

20150811_090409

Pendências, Macau, Alto do Rodrigues e Carnaubais, além dos distritos de Baixa do Meio e Diogo Lopes (no município de Guamaré) estão com dificuldades de abastecimento em virtude da baixa no rio Açu.

A informação divulgada pela CAERN dá conta de que a situação que se intensificou nos últimos dias foi provocada por barramentos, através de estruturas instaladas ao longo do rio por particulares, além de irrigações por métodos ineficientes, como é o caso da inundação.

Alguns represamentos e irrigações estão sendo feitos de maneira irregular, para benefício próprio, em detrimento do abastecimento prioritário, que é o consumo humano.

A Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Caern, do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e da Polícia Militar, realizou nos últimos dias fiscalizações para coibir este tipo de infração.

Além disso, a ANA aumentou provisoriamente a abertura das comportas da

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para permitir uma recuperação da vazão do rio.

Ainda como forma de melhorar o abastecimento, a Caern realizou na última sexta-feira (14) uma manutenção no canal de acesso das captações destas cidades.

A previsão da Caern é que nos próximos dias o abastecimento tenha melhoras graduais. A recomendação é que a população utilize a água disponível de maneira racional. Blog Toni Martins.

Facebook
Instagram